Fique atento porque seu computador pode estar morrendo de inanição. CPUs, placas gráficas e outros componentes têm apetite voraz por potência, e uma fonte de alimentação sobrecarregada pode causar problemas de desempenho, congelamentos repentinos devido a falhas de memória e até morte prematura por superaquecimento.
Quando acrescenta memória, uma segunda unidade de disco ou uma placa aceleradora gráfica de alta performance ao sistema, você se arrisca a sobrecarregá-lo. Até mesmo um equipamento com configuração média pode ser pressionado por um upgrade exigente: a placa gráfica GeForce 6800 Ultra, da NVidia, por exemplo, chega a consumir mais de 100 watts nos momentos de pico, deixando gravemente subnutrido um sistema equipado com uma fonte de alimentação de 300 watts ou menos.
PEGUE A CALCULADORA
Para calcular a potência exigida por seu equipamento, some os requisitos de wattagem de cada um de seus componentes e depois acrescente uma margem de segurança de 30%. A tabela mostra o consumo de energia típico de componentes comuns. Para obter uma lista mais detalhada, use a calculadora de wattagem (Power Wattage Calculator), disponível no site JS Custom PCs (www.jscustompcs.com/power_supply). Compare o total com o índice de wattagem máximo da fonte de alimentação, que deve estar impresso em sua parte externa. O índice também pode ser encontrado no manual do computador ou no web site do fornecedor da unidade.
Se o número de watts de que sua máquina necessita (mais a margem de segurança de 30%) for inferior ao índice de wattagem máximo da fonte de alimentação, seu sistema está alimentado adequadamente. Entretanto, os números de wattagem não dizem tudo.
Componentes diferentes requerem que a energia seja fornecida em voltagens diferentes: 3,3V, 5V ou 12V. Se eletricidade fosse água, os fluxos de voltagem corresponderiam a um conta-gotas, uma torneira e uma mangueira de incêndio de alta pressão. Os componentes atuais ávidos por energia precisam mais de 12V de energia do que o hardware antigo – a fonte de alimentação tem de fornecer corrente 12V adequada.
A capacidade de uma fonte de alimentação de fornecer 12V é medida em ampères. As especificações devem informar os ampères que o produto pode fornecer a 12V, 5V e 3,3V. Mas é difícil somar os requisitos de energia 12V de cada componente. Os fornecedores raramente publicam esses dados e alguns componentes utilizam energia em mais de uma voltagem. Uma unidade de disco, por exemplo, pode usar 12V para girar seus discos e 5V para operar o conjunto de circuitos dos discos.
Obtenha mais informações para calcular os requisitos de voltagem de seu equipamento neste site (em inglês).
NA DOSE CERTA
Para trocar a fonte de alimentação, desconecte o cabo de energia do computador, aterre a si mesmo com uma pulseira antiestática ou tocando em um cano de água ou outro objeto aterrado e abra o gabinete. Desconecte os fios da fonte de alimentação que estão ligados à placa-mãe e a outros componentes, remova os parafusos que a prendem no lugar e puxe-a. Depois, inverta o processo para instalar a nova unidade.
Não seja avarento: os componentes de seu computador precisam de energia consistente, sem distorções ou ruídos. Fontes de alimentação muito baratas estão mais sujeitas a flutuações de voltagem do que modelos de custo mais alto. Você poupará tempo e dinheiro no longo prazo se pagar por uma unidade de um fabricante confiável.
ATENÇÃO AO ENCAIXE
Também procure obter o encaixe perfeito. A maioria dos desktops fabricados nos últimos seis anos segue o estilo de gabinete ATX ou do SFX, que é menor. Se você não tem certeza de qual tipo de gabinete possui, consulte o manual do seu computador ou remova a fonte e alimentação antiga e certifique-se de que as medidas da nova sejam as mesmas.
Outro detalhe é que a nova fonte de alimentação precisa ter os mesmos conectores da antiga, mais os conectores exigidos para futuras atualizações. Observe que os conectores das placas-mãe ATX podem ter 20 ou 24 pinos. Novamente, procure a informação no manual ou no site do fabricante do componente.
WATT MAIS WATT
Some as necessidades de potência de cada componente e depois acrescente 30% como margem de segurança:
Componente Watts
CPU
AMD Athlon 64/64 FX 90–110
AMD Thunderbird 50–60
AMD Athlon XP 50–80
AMD Duron 40–60
Intel Pentium 4 60–100
Intel Pentium III 25–40
Intel Celeron 30–60
Placa gráfica
Básica 25
Alta performance 35–100+
Outros
Placa-mãe 18-28
Unidade óptica 25-35
Unidade de disco 25
Módulo de memória (cada) 7-12
Dispositivo USB/FireWire sem alimentação própria 5-10
Placa de som PCI 5
Placa PCI adicional 5
Unidade de disco flexível 3
Ventoinha 6
Teclado e mouse 18-28
terça-feira, 8 de setembro de 2009
16:34
José Rodolfo Salgado (Goga)
No comments
Related Posts:
SocketsSockets Quando os primeiros PCs começaram a ser fabricados, o processador era um dos poucos componentes da placa-mãe que não era unido através de solda à mesma. Naquela época já havia um soquete que permitia que o processado… Continue Lendo
LINUX EDUCACIONAL 3.0Enfim chegou a versão tão esperada do Linux Educacional 3.0. Foram feitas mudanças na Área de Trabalho da versão 3.0 do Linux Educacional. Destacamos que nesta versão do Linux Educacional foi desenvolvida uma aplicação java d… Continue Lendo
A história do LinuxO nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é o nome do criador do Linux, Linus Torvalds. E Unix, é o nome de um sistema operacional de grande porte, no qual contaremos sua história agora, para que você entenda melh… Continue Lendo
Reportagemhttp://www.acib.net/hpn/noticias/det_acib_informa.php?nt_chave=e1ec721f644124f36366… Continue Lendo
Dicas para a compra de notebooksIntrodução Ter um notebook é a vontade de muita gente, afinal, esse equipamento dá mobilidade, ocupa pouco espaço na mesa e é fácil achar um local para guardá-lo. Além disso, os notebooks estão cada vez mais baratos e com um… Continue Lendo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário