segunda-feira, 11 de abril de 2011

Está desesperado por ter feito alteração na bios, veja alguns tipos de problemas e aprenda a fazer um Clear CMOS


Existem várias causas para um computador não ligar. Se for hardware, normalmente não dará sinal de vida, como é o caso quando se queima uma placa de vídeo, ou quando há problemas ou a falha da memória RAM e também se ocorrem problemas com a fonte de alimentação, seja mal contato no plug da placa-mãe ou no caso da fonte ter queimado.

Entretanto, um vírus como o Chernobyl ( win95.CIH.1095 ) pode provocar o mesmo problema, pois apaga a memória ROM da placa-mãe ( BIOS ), fazendo o micro parar de responder e não ligar mais. A solução para este caso é a regravação da BIOS numa assistência técnica especializada nesse tipo de reparo, ou a troca da BIOS e até mesmo a troca da placa-mãe, o que é bem mais caro.
Outro problema é a falha de HD, mas nesse caso o micro liga, passa pelos testes de inicialização da BIOS, mas pára com a mensagem de que não há disco rígido ou sistema operacional instalado. Aqui as causas do problema podem estar no próprio HD que pifou, morreu de vez ou não está sendo reconhecido pelo SETUP por qualquer motivo, até mesmo se a fonte de alimentação não estiver fornecendo energia suficiente ou por mal contato, o dispositivo pode não funcionar corretamente, tanto na inicialização provocando a falta de reconhecimento ou na utilização do mesmo, podendo gerar bastante bad blocks.
Até agora mostramos os casos, onde a falha ocorreu sem intervenção humana. Se você está aqui porque alterou uma configuração do setup e o micro não inicializou mais, provavelmente gerando o som de terríveis bips, a solução deverá ser a seguinte e muito simples, porém recomendamos que peça a ajuda de alguém mais experiente, caso tenha receio de mexer no interior do micro.
Você precisa retirar a tampa do gabinete para ter acesso à mobo (mother board). Lá, você deve procurar pela bateria de lítio, no formato de moeda, como a seguinte:
Ao lado dela você deve encontrar um jumper espetado numa configuração de 3 pinos. O procedimento que você irá executar chama-se Clear CMOS, pois irá limpar todas as alterações realizadas no setup, na verdade trazendo as configurações originais de volta fazendo o PC voltar a funcionar.

Você deverá apenas mudar o jumper uma posição à frente, tirar da posição inicial (pinos 1-2) e colocar na posição dois (pinos 2-3), e depois, retorná-lo para a posição inicial. Atenção: é muito importante colocar o jumper novamente na posição inicial (pinos 1-2), pois do contrário poderá provocar um curto e inutilizar a placa-mãe quando tentar ligar novamente o micro. Pronto, feito o procedimento acima, a BIOS voltará a funcionar corretamente e você deverá entrar no setup para ajustar os valores de data e hora e alterar outros ajustes caso necessário, se atentando para não refazer a alteração que provocou o não funcionamento do sistema. Hoje, a maioria das mobos “bipam” na primeira tentativa de inicialização, mas da segunda em diante já entram automaticamente no setup para que as configurações sejam corrigidas, mas espero que a dica seja útil caso sua mobo não tenha esse recurso.

2 comentários:

  1. Fiz o procedimento e ainda não funciona. Retirei as memorias pra saber se alterou algum problema nelas, mas ao ligar sem elas a BIOS apitou. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas, vou usar muito na hora de comprar meus materiais de informática sp, ótimo

    ResponderExcluir

TEMPO E TEMPERATURA

Sample Text

oi

Popular Posts