segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Resistores

Os resistores são componentes que apresentam resistência à passagem da corrente elétrica. Um resistor (chamado de resistência em alguns casos) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado que pode ser por exemplo o carbono.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros (ou reostatos).O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente determinado de acordo com as cores que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um instrumento denominado ohmímetro.
Resistência
Os obstáculos impostos ao movimento eletrônico, conforme discussão qualitativa acima, são todos representados por uma propriedade mensurável, denominada resistência, e definida pela relação:
onde, R = Resistência, V = Diferença de potencial aplicado (ou tensão), I = Corrente que circulará
Exemplo: Uma resistência submetida a uma tensão de 110Volts, na qual circula uma corrente de 10 A possui o valor de: R = 110 / 10 = 11 ohms
FÓRMULA = R = V / I
A queda de tensão determinada por uma resistência R sob uma corrente I que a atravessa é:
Exemplo: Sendo R = 100 ohms e I = 2,5 Ampéres, podemos determinar que V = 100 . 2,5 = 250 Volts
FÓRMULA = V = R * I
A corrente que passa por uma resistência R sob diferença de potencial V conhecidos, é:
Exemplo: Sendo a diferença de potencial V = 110 Volts e a resistência R = 20 ohms, temos que a corrente que percorre a resistência é igual a I = 110 / 20 = 5,5 Ampéres
FÓRMULA = I = V / R

0 comentários:

Postar um comentário

TEMPO E TEMPERATURA

Sample Text

oi

Popular Posts