segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Transistor


Um TRANSISTOR é um componente de estado sólido (solid-state) de três ou mais elementos que amplifica através do controle do fluxo de portadoras de corrente entre os seus materiais semicondutores.

Os TRÊS ELEMENTOS DE UM TRANSISTOR são (1) o EMISSOR, o qual fornece as portadoras de corrente, (2) a BASE que controla as portadoras, e, (3) o COLETOR que recebe as portadoras.





Os dois TIPOS BÁSICOS DE TRANSISTORES são NPN e PNP. A única diferença na simbologia entre os dois tipos de transistor é a direção da seta no emissor. Se a seta aponta para o emissor, é um transistor PNP, se apontar para fora do EMISSOR, então é um transistor NPN.
Os quarto PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE TRANSISTORES são (1) contato por pontos, (2) junção cultivada, ou junção criada por cadência de crescimento, (3) liga ou junção fundida e (4) junção difusa.





A POLARIZAÇÃO ADEQUADA DE UM TRANSISTOR possibilita ao transistor ser utilizado como um amplificador. Para funcionar nesta condição a junção emissor-para-base do transistor é polarizada diretamente, enquanto que a junção base-para-coletor está em polarização reversa. OPERAÇÃO NPN DE TRANSISTOR é basicamente a ação de uma voltagem relativamente pequena de polarização emissor-base, controlando uma corrente emissor-para-coletor relativamente alta.

OPERAÇÃO PNP DE TRANSISTOR é basicamente a mesma que a operação NPN, exceto que a maioria das portadoras de corrente são vazias e as baterias de polarização são reversas. AMPLIFICAÇÃO é o processo de aumento da força de um sinal. Um AMPLIFICADOR é o componente que prove amplificação sem alteração significativa do sinal original. O TRANSISTOR AMPLIFICADOR BÁSICO amplifica pela produção de uma grande mudança de corrente no coletor para uma pequena mudança na corrente da base. Essa ação resulta em amplificação de voltagem porque o resistor de carga colocado em série com o coletor reage à essas grandes mudanças na corrente do coletor, o qual, por sua vez, resulta em grandes variações na voltagem de saída.

0 comentários:

Postar um comentário

TEMPO E TEMPERATURA

Sample Text

oi

Popular Posts