terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fique atento porque seu computador pode estar morrendo de inanição. CPUs, placas gráficas e outros componentes têm apetite voraz por potência, e uma fonte de alimentação sobrecarregada pode causar problemas de desempenho, congelamentos repentinos devido a falhas de memória e até morte prematura por superaquecimento.

Quando acrescenta memória, uma segunda unidade de disco ou uma placa aceleradora gráfica de alta performance ao sistema, você se arrisca a sobrecarregá-lo. Até mesmo um equipamento com configuração média pode ser pressionado por um upgrade exigente: a placa gráfica GeForce 6800 Ultra, da NVidia, por exemplo, chega a consumir mais de 100 watts nos momentos de pico, deixando gravemente subnutrido um sistema equipado com uma fonte de alimentação de 300 watts ou menos.

PEGUE A CALCULADORA

Para calcular a potência exigida por seu equipamento, some os requisitos de wattagem de cada um de seus componentes e depois acrescente uma margem de segurança de 30%. A tabela mostra o consumo de energia típico de componentes comuns. Para obter uma lista mais detalhada, use a calculadora de wattagem (Power Wattage Calculator), disponível no site JS Custom PCs (www.jscustompcs.com/power_supply). Compare o total com o índice de wattagem máximo da fonte de alimentação, que deve estar impresso em sua parte externa. O índice também pode ser encontrado no manual do computador ou no web site do fornecedor da unidade.

Se o número de watts de que sua máquina necessita (mais a margem de segurança de 30%) for inferior ao índice de wattagem máximo da fonte de alimentação, seu sistema está alimentado adequadamente. Entretanto, os números de wattagem não dizem tudo.

Componentes diferentes requerem que a energia seja fornecida em voltagens diferentes: 3,3V, 5V ou 12V. Se eletricidade fosse água, os fluxos de voltagem corresponderiam a um conta-gotas, uma torneira e uma mangueira de incêndio de alta pressão. Os componentes atuais ávidos por energia precisam mais de 12V de energia do que o hardware antigo – a fonte de alimentação tem de fornecer corrente 12V adequada.

A capacidade de uma fonte de alimentação de fornecer 12V é medida em ampères. As especificações devem informar os ampères que o produto pode fornecer a 12V, 5V e 3,3V. Mas é difícil somar os requisitos de energia 12V de cada componente. Os fornecedores raramente publicam esses dados e alguns componentes utilizam energia em mais de uma voltagem. Uma unidade de disco, por exemplo, pode usar 12V para girar seus discos e 5V para operar o conjunto de circuitos dos discos.

Obtenha mais informações para calcular os requisitos de voltagem de seu equipamento neste site (em inglês).



NA DOSE CERTA

Para trocar a fonte de alimentação, desconecte o cabo de energia do computador, aterre a si mesmo com uma pulseira antiestática ou tocando em um cano de água ou outro objeto aterrado e abra o gabinete. Desconecte os fios da fonte de alimentação que estão ligados à placa-mãe e a outros componentes, remova os parafusos que a prendem no lugar e puxe-a. Depois, inverta o processo para instalar a nova unidade.

Não seja avarento: os componentes de seu computador precisam de energia consistente, sem distorções ou ruídos. Fontes de alimentação muito baratas estão mais sujeitas a flutuações de voltagem do que modelos de custo mais alto. Você poupará tempo e dinheiro no longo prazo se pagar por uma unidade de um fabricante confiável.

ATENÇÃO AO ENCAIXE

Também procure obter o encaixe perfeito. A maioria dos desktops fabricados nos últimos seis anos segue o estilo de gabinete ATX ou do SFX, que é menor. Se você não tem certeza de qual tipo de gabinete possui, consulte o manual do seu computador ou remova a fonte e alimentação antiga e certifique-se de que as medidas da nova sejam as mesmas.

Outro detalhe é que a nova fonte de alimentação precisa ter os mesmos conectores da antiga, mais os conectores exigidos para futuras atualizações. Observe que os conectores das placas-mãe ATX podem ter 20 ou 24 pinos. Novamente, procure a informação no manual ou no site do fabricante do componente.

WATT MAIS WATT

Some as necessidades de potência de cada componente e depois acrescente 30% como margem de segurança:

Componente                                                                             Watts

CPU

AMD Athlon 64/64 FX                                                            90–110
AMD Thunderbird                                                                      50–60
AMD Athlon XP                                                                         50–80
AMD Duron                                                                                40–60
Intel Pentium 4                                                                           60–100
Intel Pentium III                                                                           25–40
Intel Celeron                                                                                30–60

Placa gráfica

Básica                                                                                                25
Alta performance                                                                      35–100+

Outros

Placa-mãe                                                                                    18-28

Unidade óptica                                                                             25-35

Unidade de disco                                                                               25

Módulo de memória (cada)                                                             7-12

Dispositivo USB/FireWire sem alimentação própria                         5-10

Placa de som PCI                                                                                 5

Placa PCI adicional                                                                               5

Unidade de disco flexível                                                                       3

Ventoinha                                                                                             6

Teclado e mouse                                                                           18-28

0 comentários:

Postar um comentário

TEMPO E TEMPERATURA

Sample Text

oi

Popular Posts